Alunos de Avanhandava participam do Projeto SemearEco

    Três salas de estudantes matriculados no quarto ano, da rede municipal de Avanhandava/SP, foram escolhidas para participarem do Projeto SemearEco, que começou na última sexta-feira, 24. Cerca de 80 alunos puderam aprender sobre ecossistema, sustentabilidade e sobre a Diana Bioenergia Avanhandava S/A.

 

    Criado em 2012, o Projeto SEMEAR era realizado, anualmente, proporcionando apenas aos filhos dos colaboradores uma vivência prática e lúdica dos conceitos de sustentabilidade, tais como reciclagem, preservação das matas ciliares e de preservação permanente. Eles assistiam a palestras com representantes das instituições governamentais e visitavam o viveiro de mudas de espécies nativas para reflorestamento nas áreas da Usina e parceiros.

 

    Este ano, o Projeto ganhou mais amplitude em 2017 e estendeu sua programação às escolas públicas municipais da cidade de Avanhandava, agregando conteúdo pedagógico aos alunos que participam do evento.

 

    O Projeto SemearEco teve várias mudanças esse ano, entre elas o seu calendário, que foi ajustado a matriz curricular das escolas e deverá possuir atividades durante praticamente todo ano.

    Na intenção de ampliar este projeto e desenvolver uma cultura de consciência ambiental foi planejado acrescentar atividades culturais, como passeios a parques ecológicos, visitas a unidades produtoras de energia renovável (biomassa e solar), palestras, oficinas de reciclagem e peças teatrais temáticas a fim de alcançar os alunos, proporcionando a abordagem prática e teórica do tema.

 

    O plano está sendo desenvolvido em parceria com o CEA (Centro de Educação Ambiental) de Penápolis e Secretaria da Educação de Avanhandava-SP.

 

De acordo com o Gerente de Recursos Humanos, Wesley Monteiro, a Diana Bioenergia além de produzir açúcar e etanol tem como objetivo disseminar as boas práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente nas pessoas que vão desenvolver isso mais tarde, que são as crianças. Foi pensando nisso que a Diana criou esse projeto e vem desenvolvendo muitos outros, visando a promoção de pessoas mais preocupadas com o meio em que vivem.

 

Jéssica Cagliari