VI Encontro Cana Substantivo Feminino: trabalho e conquistas das mulheres no setor!

 

Foi realizado, no último dia 16 de março, o VI Encontro Cana Substantivo Feminino, no Instituto Agronômico – IAC - em Ribeirão Preto/SP, dos 300 participantes 95% eram mulheres!

Nos últimos 20 anos, milhares de passos foram dados por mulheres na direção da abertura de um maior espaço no mercado de trabalho, muitas conquistas foram alcançadas em todos setores. Mais ainda falta um tanto a realizar!

Como Médica também precisei dar muitos passos para alcançar meu espaço na medicina paulista agora, caminho efetivamente no setor sucroenergético, onde apenas 8% são mulheres!!

Neste importante encontro contamos com a presença de profissionais de 5 estados, formadas por diretoras, superintendentes, gerentes, coordenadoras, engenheiras químicas e agrônomas, administradoras de empresa, assistentes sociais, psicólogas, pesquisadoras, professoras, jornalistas, economistas, produtoras rurais, estudantes, operadoras de colhedoras de cana, tratoristas, motorista de rodotrem, profissionais de venda, entre outras.

 Em algumas unidades do setor a participação das mulheres quase dobrou, alcançando15 %,  número conquistado através da capacitação de mulheres e adoção de práticas para estimular a presença feminina.

O VI Encontro Cana Substantivo Feminino abriu espaço para as mulheres falarem de sua atuação no setor, preconceitos e dificuldades que encontraram na vida profissional e familiar para desenvolver sua carreira, foi também destacado as habilidades que a mulher possui tais como: rigor com a qualidade, cuidado com os equipamentos e atenção aos detalhes.

Fui debatedora no painel II – “Fazer diferente. O destaque do painel foi a diversidade das debatedoras pois contou com a presença de operadoras de colhedora, tratoristas, motoristas de rodotrem, pecuarista e fornecedora de cana. Os preconceitos enfrentados pelas mulheres partiram desde a própria família, com as mães e maridos, até colegas de trabalho.

A persistência, foco, apoio do respectivo chefe e da empresa foram os fatores responsáveis pela sucesso no trabalho, segundo Lucimar operadora de colhedora da Usina Coruripe.

A pecuarista, Camen Perez também falou da dificuldade de implantar um novo projeto de gestão e identificação do gado dentro do ambiente masculino do vaqueiro.

Como conselheira da DIANA Bioenergia destaquei nossos projetos da área social: Saúde de 2012, Vôlei Feminino e Parceiros da educação de 2014 a 2017. Relatei a melhora significativa do IDESP na Escola Maria Eunice M. Ferreira após o início da parceria e a ampliação do projeto para Escolas Municipais em 2017.

 Ficou muito claro para todos que é preciso e necessário iniciar estas práticas de combate ao preconceito desde o berço! Na divisão das tarefas domésticas para que nossos filhos e maridos entendam que: preparar e dar a mamadeira não é tarefa só da mulher, é de pai e mãe!

 Lavar louça e preparar almoço e jantar são tarefas que podem e devem ser divididas para que ambos possam exercer plenamente suas vocações profissionais. Estes conceitos também devem ser inseridos tanto na escola quanto no simples brincar das criança. Fazendo com que as crianças cresçam mais livres e sem preconceitos.

Este rico encontro vai nos estimular a multiplicar as ações que foram sugeridas pelas mulheres que participaram do Encontro.

Primeiro passo é fazer um bom levantamento da participação da mulher na DIANA e principalmente entender suas expectativas e dificuldades para poder melhor apoiá-las.

Vai ser um desafiador, mas seguramente gratificante!!!

Vamos ao trabalho, até próximo encontro!!