Usina Diana Bionergia finaliza Campanha Novembro Azul com saldo positivo

Durante todo o mês de novembro, a Usina Diana trabalhou com a Campanha Novembro Azul, levando conscientização e prevenção sobre o câncer de próstata aos colaboradores.

 

Uma vasta programação foi organizada pelos setores de Recursos Humanos, Medicina do Trabalho e Comunicação da empresa. Palestras foram realizadas em diversos setores da usina, camisetas foram distribuídas com a marca da campanha, além de brindes para todos os funcionários. A Campanha conscientizou cerca de 1.000 colaboradores.

 

Mais sobre o Câncer de próstata

 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é pequena, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

 

Em todos os tipos de câncer, a melhor forma de tratamento é o diagnóstico precoce, o que pode, em muitos casos, salvar vidas e evitar que a doença se espalhe para outros órgãos (metástase).