Diana Bioenergia adota plantio diferenciado para aumentar produtividade em Avanhandava

 Em Avanhandava (SP), uma usina de cana-de-açúcar é responsável pela moagem de 1,5 milhão de toneladas por safra. São quase 13 mil hectares de plantações e, para aumentar a produtividade, um novo projeto de plantio está em andamento.

 
O trabalho começa com muito planejamento no computador.
 
O diretor agrícola da empresa, Márcio Antônio Nono, explica que o projeto leva em conta a topografia da área e define as melhores linhas e o traçado adequado para a equipe agrícola fazer o cultivo. As informações são levadas em um pen drive para os tratores.
 
A máquina, depois de programada, executa o trabalho sem a necessidade da interferência do operador. É tudo feito no piloto automático. Com isso, a empresa consegue maior precisão nas plantações.
 
O espaçamento de 1,50 metros entre as linhas é mantido, o que ajuda a garantir a longevidade do canavial. Até agora, o sistema foi implantado em 3 mil hectares, o que representa 20% do total da área de cultivo. O objetivo é chegar a 100% em 5 anos.
 
Com esse sistema, a usina quer enfrentar a queda de produção, como a registrada em muitos canaviaispaulistas. Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única), as usinas da região Centro-Sul do País devem moer quase 600 milhões de toneladas. São 20 milhões a menos que na safra passada.
 
                                                                                                                                                                                                       
 
                                                                                                                                                                                                           Fonte: Nosso Campo

                                                                                                                                                                                                            Fonte: Portal G1