Notícias


Notícias DIANA
20 NOV

Professor Avanhandavense é nomeado embaixador da Khan Academy no Brasil

Thiago Henrique Santos Viana, Professor de Avanhandava formado em matemática e pós-graduado em jogos estratégias introdução de novas modalidades educacionais foi nomeado embaixador da Khan Academy no Brasil 2018-2019. A Plataforma Khan Academy foi criada nos Estados Unidos em 2006 e desde então, popularizou por todo mundo.

 

Seu sucesso foi produto da combinação de bons resultados à gratuidade do acesso. A plataforma possuí a gameficação como ponto principal ao estudo da matemática, que podem ser acessados via tablet ou computador, usados para facilitar a aprendizagem dos alunos. E o melhor de tudo é que desempenho dos alunos pode ser acompanhados on-line pelos professores com a possibilidade rápida de tomada de decisão sobre o que fazer dentro de sala de aula com a explanação de seus conteúdos.

 

Thiago ministrou aulas de matemática com a implementação da plataforma Khan Academy por aproximadamente 2 anos, colaborando com os Professores para um aprendizado maior dos alunos junto a essa plataforma,na Escola Estadual Professora Maria Eunice Martins Ferreira, ao qual foi contemplada com o projeto Parceiros da educação, financiado pela Diana Bioenergia, durante 4 anos (2014 a 2017).

 

No ano 2016, o Professor Thiago foi escolhido pela parceria para participar da formação da Plataforma Khan no Instituto Lehmann em São Paulo. Neste mesmo ano, com apoio dos gestores da Escola Maria Eunice, a plataforma Khan foi implantada para alunos do ensino médio com excelente aceitação tendo como objetivo principal contribuir para a melhoria do aprendizado de matemática na escola, de forma mais dinâmica, para que os alunos absorvessem melhor a matéria e a escola alcançasse melhores índices do IDESP E SARESP.

 

Thiago conta que, com o sucesso da Khan Academy na escola, foi proposto a extensão do projeto para todas classes em 2017. “Foi um imenso desafio, pois envolveu um número maior de alunos e a capacitação de todos professores de matemática da escola. A falta de computadores para todos alunos, num primeiro momento, foi outra dificuldade somente solucionada com a doação de computadores pela Diana Bioenergia e seus parceiros. 

 

Para superar este desafio, a escola contou com a colaboração de mais uma educadora, Professora Fernanda Saeme Martines Matsunaga (hoje mestranda pela UFMS), que passou a ser tutora de algumas turmas acompanhando o trabalho dos professores na sala de aula.

 

Para eles, o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Avanhandava, juntamente com a colaboração da Gestão e dos Professores da unidade escolar propuseram a oportunidade de ser escolhido como embaixador da Khan Academy. “Senti que nosso trabalho, meu, da professora Fernanda Saeme e de todos os envolvidos no projeto, foi realizado da melhor maneira possível e hoje colhemos os frutos que plantamos lá no ano de 2016 com a oportunidade dada pela Escola Maria Eunice Martins Ferreira, através de sua diretora Maria Elena Teixeira Ribeiro, Parceiros da Educação e Diana Bioenergia”, conclui ele.

 

 

Parceria com a empresa Diana Bioenergia

 

O professor Thiago e a professora Fernanda Saeme participaram de outros projetos da Parceira Diana e Escola Maria Eunice, como a formação do Instituto Mathema em 2015 e foram selecionados para apresentar o trabalho desenvolvido por eles no 4 Congresso de Boas Práticas em sala de aula, na cidade de São Paulo.

 

De acordo com a Acionista e Conselheira da Diana Bioenergia, Drª Renata Junqueira, “Hoje fala-se muito que os professores devem fazer aulas interessantes e diferenciadas para os alunos, como o professor Thiago e a professora Fernanda, que já fazem desde 2015!  Aproveito para parabenizá-los pelo trabalho e pela honrosa conquista do Professor junto ao Khan Academy”.

 

Em 2017 a Diana Bioenergia fez uma doação de 60 tablets para as escolas Municipais de Avanahndava-SP, permitindo assim que o Prof. Thiago implantasse a Khan Academy nas escolas municipais em 2018, com  a supervisão da Professora Leila Fornazari (Secretária Municipal de Educação de Avanhandava), as crianças do Ensino Fundamental – Anos Iniciais - têm a oportunidade de aprender matemática de uma forma divertida, diferenciada e dinâmica.

 

Atualmente Viana também leciona na E. E.Prof. João Teixeira Sampaio e no Colégio Franciscano Coração de Maria, ambos localizados em Penápolis - SP.